Pilates para a Terceira Idade

Aulas de Pilates para a Terceira Idade

As aulas de pilates para a terceira idade são muito benéficas. Com o passar dos anos é natural que haja diminuição de importantes capacidades funcionais: o equilíbrio piora, os músculos enfraquecem, a resistência diminui, a postura já não é mais a mesma, a caminhada fica mais lenta e é perceptível o aumento da dificuldade em realizar atividades, que até então eram fáceis e corriqueiras.

Todas essas constatações associadas à falta de exercício físico contribuem para aparecimento de dores articulares e musculares, cansaço, dificuldade em executar atividades diárias, quedas freqüentes e, consequentemente, diminuição da capacidade funcional.

O desafio é envelhecer com saúde e de forma ativa. É – exatamente- neste ponto, que as aulas de pilates para a terceira idade atuam.

O método de condicionamento físico desenvolvido por Joseph Pilates surge do equilíbrio entre filosofias de relaxamento, ligação do corpo e da mente, com ênfase no fortalecimento muscular, resistência e intensidade dos movimentos.

Os princípios fundamentais são a concentração, a real consciência do exercício realizado, movimentos controlados e suaves, trabalho respiratório para guiar os exercícios, estímulo de um centro de força que ativam os músculos responsáveis pela estabilidade do tronco e sustentação da coluna. Princípios esses, que favorecem todos os benefícios que o método propõe.

Benefícios do Pilates na terceira idade:

– aumento da flexibilidade muscular;
– melhora da mobilidade das articulações;
– melhora do equilíbrio e coordenação motora;
– aumento da consciência corporal e postural;
– fortalecimento muscular;
– melhora da capacidade respiratória e concentração.

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