Pilates

O que é Pilates?

Criado em 1914 pelo alemão Joseph Hubert Pilates, esse método tem como base o conceito de contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos musculares corporais.

A maioria dos exercícios é realizada na posição deitada para diminuir os impactos nas articulações de sustentação do corpo e, principalmente, na coluna vertebral.

Durante a prática, há grande ênfase na respiração, no controle de centro, no alongamento axial e na integração de movimento para promover o fortalecimento abdominal.

Joseph Pilates criou esse método para reabilitar soldados após a Primeira Guerra Mundial. Sua filosofia inicial – e que perdura até hoje – era integrar corpo e mente.

O programa envolve exercícios de alongamento e de fortalecimento, muitas vezes realizados num mesmo movimento.

Segundo Joseph Pilates: “É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo”.

O método Pilates não possui contra indicações absolutas, podendo ser praticado por qualquer pessoa e em todas as idades.

O que acontece nas aulas de Pilates?

  • Realização de exercícios de forma suave;
  • Poucas repetições de cada movimento;
  • Grande repertório de exercícios;
  • Uso de aparelhos e de acessórios criados especialmente para realização dos exercícios;
  • Adaptação de acordo com a capacidade física de cada indivíduo.

Benefícios da prática de Pilates

  • Resultados rápidos e duradouros;
  • Correção postural;
  • Aumento da flexibilidade, do tônus e da força muscular;
  • Alívio de tensões, de estresse e de dores crônicas;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Maior mobilidade das articulações;
  • Estímulo do sistema circulatório e da oxigenação sanguínea;
  • Favorecimento da drenagem linfática e a eliminação das toxinas;
  • Aumento da concentração;
  • Melhora da capacidade respiratória;
  • Relaxamento corporal e mental.

Pilates Ball

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